A assistência técnica e extensão rural do Governo Federal, através da Anater/MDA, está levando o Fomento Rural de R$ 4,6 mil, não reembolsáveis, às agricultoras e agricultores familiares beneficiárias dos programas ATER Mulheres Rurais e ATER Quilombolas, aplicados na implantação de projetos produtivos agrícolas e não agrícolas.
2 mil agricultoras do ATER Mulheres Rurais e 1,8 mil famílias do ATER Quilombolas já receberam o recurso do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Em Alagoas, as agricultoras Auricélia, Elzilene e Kelma, beneficiárias do Programa de ATER Mulheres Rurais, se juntaram para ampliar e modernizar a produção de horta que cultivam no Sítio Gravatá, município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, cujas hortaliças vendem em feiras e programas institucionais.
Com parte dos recursos do Fomento Rural e a assistência técnica da Anater, através da entidade parceira Instituto Flor do Cajueiro, elas compraram um minitrator (tratorito). O restante da primeira parcela foi usado para adquiriram sementes, carro de mão, ferramentas, além de canos, microaspersor e mangueiras para irrigação das hortas. A segunda parcela será usada em mais equipamentos e insumos para ampliar a horticultura.
“Desde pequena que eu trabalho com verduras. Esse dinheiro que a gente tirou a gente comprou um trator. Já cortamos terra com ele, plantamos cebola, pimenta, alface, couve, que vendemos na feira uma vez por semana”, conta Kelma, feliz com os resultados.
A importância do fomento, aliado à assistência técnica, é reconhecido por Elzilene: “Graças ao fomento que eu e minhas duas vizinhas compramos um tratorito e conseguimos aumentar em 50% a produção de hortaliças que vendemos em Marizópolis e São Gonçalo”.
Com o fomento, em pouco mais de um mês, a área plantada com hortaliças dobrou para 2,5 hectares. Além de ampliar a área cultivada, otimizou o trabalho, aumentou a produção e a qualidade de vida das famílias das agricultoras beneficiárias dos programas de ATER.
Tudo isso confirma que a Assistência Técnica e a Extensão Rural Pública, levada pelo Governo Federal, através da Anater/MDA, em parceria com as entidades privadas, amplia o o às políticas públicas, melhora a vida das pessoas, fortalece a reforma agrária e a agricultura familiar!



