No Amapá, 430 mulheres são beneficiárias do Programa ATER Mulheres Rurais, do Governo Federal, através da Anater e do Rurap, instituto público estadual parceiro.
Elas receberam a visita técnica da Anater para constatar o êxito do Programa ATER Mulheres Rurais, que leva assistência técnica e extensão rural com recursos do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar). O diretor Camilo Capiberibe reuniu-se com 36 agricultoras familiares da Comunidade José Hilário da Ponte do Rio Preto, no município de Mazagão, e outras 14, da Colônia do Matapi, no município de Porto Grande.
“É muito positivo ver o investimento do Governo Federal, através do MDA, da Anater e do MDS, incentivando a produção de alimentos saudáveis, a geração de renda no campo e revigorando as agricultoras e agricultores na atividade. O Governo Federal soma esforços e parceiros e o Brasil colhe os resultados das políticas públicas”, afirma o diretor istrativo da Anater, Camilo Capiberibe.
17 delas receberam o fomento rural no valor de R$ 4,6 mil cada. O recurso do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) é usado em projetos para aperfeiçoar a produção e não precisa ser reembolsado.
Empoderadas – A agricultora Roberta, uma das líderes da Comunidade José Hilário da Ponte do Rio Preto, destaca que “o programa, pra nós, foi muito importante por que ele veio trazer melhorias para comunidade. Caixa d’água, irrigação, técnicos do Rurap, é um motivo de muita alegria por ter chegado num tempo muito bom. A gente conseguiu livrar as plantações da seca no período mais quente. É um incentivo muito grande pras nossas mulheres, elas estão empoderadas, querendo mais, e outras famílias que não foram contempladas também querem fazer parte! Agradecer de coração à Anater, ao Governo Lula e ao Rurap”.
Maria da Conceição Dias, outra liderança local, agradeceu ao Governo Federal por ter trazido de volta as políticas para a Agricultura Familiar: “O presidente Lula olhou com carinho pra gente que vive na agricultura. Eu só tenho a agradecer por ser contemplada com esse projeto”, diz a produtora de banana, mandioca, jerimum, cará, pimentinha e hortaliças.
O superintendente do MDA no Amapá, Van Vilhena, o diretor do Rurap, Jorge Rafael, o secretário de estado de governo Kelson Vaz, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Rural de Mazagão (IDECOM), Ranicley Sousa, e o secretário de Agricultura e Pesca de Porto Grande, Francisco Braga e Souza acompanharam o diretor Camilo.
O Programa é um investimento de R$ 50 milhões do Governo Federal, através do MDA, para promover a autonomia econômica, superar as desigualdades de gênero e raça, fortalecer a agricultura familiar, promover a sucessão rural e a cidadania e bem viver das mulheres rurais. São 12 mil e 500 beneficiárias do Programa em todo o Brasil.



